As atividades humanas geram inúmeros subprodutos que, de forma inadequada, são inutilizados e conhecidos como resíduos. Entretanto, quando gerenciados corretamente, muitos desses materiais podem ser reutilizados, convertendo-se em recursos para a produção industrial e geração de energia.
Assim, considerando a utilização de princípios de planejamento e o avanço tecnológico dos tratamentos de resíduos, esta linha de pesquisa tem como objetivo apresentar informações básicas acerca das diversas ações que compõem o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos, abrangendo os diversos métodos de tratamento e destino final, utilizando como pressupostos a redução da geração na fonte e o reaproveitamento. No que diz respeito aos resíduos sólidos, essa linha de pesquisa, irá trabalhar na aplicação e inovação dos diversos tipos de tratamento consolidados, onde na área de destinação final com os princípios da geotecnia ambiental no controle e monitoramento da geração de líquidos e gases, ainda propõe alternativas de aproveitamento de resíduos industriais, visando a sua estabilização ou solidificação em materiais aglomerantes (argamassas e concreto), evitando a percolação de componentes tóxicos ao ambiente, permitindo o desenvolvimento técnico-científico, econômico e ambiental de atividades industriais importantes na região.
No que concerne ao tratamento de resíduos líquidos (águas residuárias), essa linha trata do aprofundamento no entendimento dos processos biológicos considerando o conhecimento dos processos de degradação de compostos, de fácil ou de difícil remoção por vias biológicas. Os principais aspectos a serem abordados são: tratamento de efluentes domésticos e industriais; vias metabólicas e microrganismos envolvidos nos processos de degradação de compostos; aspectos tecnológicos; partida e monitoramento de sistemas em escalas de laboratório, piloto e real e qualidade das águas de forma geral.
Acesso à Informação






