Livros

Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas

O livro reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro/SP. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática, conhecida como a bíblia. Nesse livro tem um capítulo “Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas” de autoria de Lourdes de la Rosa Onuchic.

Marcas da Educação Matemática no Ensino Superior

Nesse livro, composto de 14 capítulos, pesquisadores de vários estados do Brasil expõem suas investigações a respeito do ensino e da aprendizagem em Educação Matemática no ensino superior. Os capítulos refletem os avanços e questionamentos dos estudos nesse campo, trazendo à tona dificuldades, avanços e perspectivas. A obra apresenta diversidade de metodologias, referenciais teóricos e temas matemáticos que vem contribuir para o importante e necessário debate que se faz na área.

Nesse livro tem um capítulo “A Licenciatura em Matemática: O desenvolvimento profissional dos formadores de professores” escrito por Lourdes de la Rosa Onuchic e Roger Ruben Huaman Huanca.

Perspectivas para Resolução de Problemas

Os organizadores buscaram reunir uma coleção coerente e estimulante de autoria de destacados autores do Brasil e do exterior, que tecem importantes considerações sobre o estado da arte nos dias de hoje sobre Resolução de Problemas. Os ensaios fazem uma ampla revisão dos conceitos e das práticas de Resolução de Problemas em Matemática. Esta obra é uma contribuição efetiva à área de Resolução de Problemas e sintetiza os avanços mais recentes desde a metodologia à filosofia, da epistemologia à prática, do construtivismo ao sociointeracionismo, da psicologia do desenvolvimento à psicologia da Educação (Matemática), do pragmatismo às Teorias da Aprendizagem, muitos são os caminhos e as linhas de força que atravessam o campo da Educação Matemática passando e avançando sobre a Resolução de Problemas.

Resolução de Problemas: Teoria e Prática (Volume 2)

A obra Resolução de Problemas: Teoria e Prática, agora em sua segunda edição, apresenta uma grande contribuição à área de Educação Matemática, uma vez que, por meio de um estudo inovador, aborda aspectos teóricos e práticos a respeito da Resolução de Problemas.

Organizado em nove capítulos, distribuídos em duas partes (uma teórica e outra prática), o livro reúne estudos de pesquisadores do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), liderado pela professora Lourdes Onuchic, uma das mais importantes pesquisadoras em Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.

Cálculo Diferencial Sob a Perspectiva da Resolução de Problemas

É um livro lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que visa o ensino e a aprendizagem da Matemática e que tem como um dos autores o professor Roger Ruben Huaman Huanca.

Antonio Guedes Rangel Junior, professor e ex-reitor da UEPB, no prefácio do livro diz que, “O aprendizado de Matemática por meio da repetição e memorização é coisa do passado. A Resolução de Problemas como metodologia de aprendizagem tem suas virtudes e vantagens já testadas em milhares de experiências e estudos científicos de fôlego, voltados para a área específica da Educação Matemática, Matemática Aplicada e até na Matemática Pura”.