Quem Somos

Somos um Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB – Campina Grande e do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB – Monteiro, Paraíba, Brasil.  O Grupo dedica-se ao ensino e pesquisa na Graduação e Pós-Graduação da UEPB.  Sua principal área de atuação é na Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática. Nessa área, os principais trabalhos do grupo relacionam-se com a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, Modelização Matemática, Modelagem, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.  Além das atividades de ensino e pesquisa o Grupo tem envolvimento em cursos de extensão e em projetos aplicados junto aos setores público e privado.

Composto pelo Prof. Dr. Roger Huanca (coordenador) e seus orientandos atuais e ex-orientandos, esse grupo busca, por um lado, compreender e interpretar experiências na área a partir de resultados já alcançados e, por outro, abordar novas propostas com ênfase na Resolução de Problemas; no Raciocínio e Prova; na Comunicação; nas Conexões; e na Representação. Desse modo, entendemos que ensinar Matemática através da Resolução de Problemas deve estar acompanhado do objetivo de desenvolver a criticidade e o engajamento dos estudantes nas questões sociais relevantes para sua comunidade.

O coordenador do Grupo atende a comunidade acadêmica através do oferecimento de disciplinas de conteúdo da Educação Matemática e da Matemática Aplicada para a graduação e pós-graduação e realiza orientações de projetos de Iniciação Científica, TCC, Mestrado e Doutorado.

• Estudantes de Pós-Graduação da UEPB – Campina Grande.
  • Estudantes de Graduação da UEPB – Monteiro.
  • Professores em exercício e Formadores de professores de Matemática.

Objetivos

O Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática (GPRPEM) possui, como principal objetivo, investigar e estudar as dimensões teórico-metodológicas que se apoia ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, considerando o desenvolvimento do trabalho docente em contextos culturais distintos e as suas interferências na prática de professores, nos diferentes níveis de escolaridade. Dentre as dimensões contempladas pelas pesquisas, encontram-se as relativas à formação inicial e continuada dos professores em suas diferentes visões, crenças, concepções, e suas relações com as Tecnologias Digitais e a Inteligência Artificial (IA).

Atividades – Reuniões de Pesquisa

São reuniões quinzenais que acontecem todas às segundas-feiras, das 16:00h às 18:30h, na sala de Seminários, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPB – Campina Grande. Nessas reuniões são discutidos livros, textos, bem como diversas questões atuais relativas à Resolução de Problemas e às pesquisas dos membros participantes do GPRPEM.

Também acontecem as reuniões quinzenais, aos sábados, a partir das 9:00 h, na Sala B05, do Departamento de Matemática – UEPB – Monteiro, para estudar textos didáticos e científicos que configuram o quadro atual das investigações e pesquisas na linha de Resolução de Problemas.