Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática

Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática

Artigos

GPRPEM – UEPB

2019


Resolução de Problemas e Modelização Matemática na Sala de Aula
Por: Roger Ruben Huaman Huanca e Marcos Antônio Petrucci de Assis
Baixar artigo em pdf

O trabalho colaborativo na formação continuada de professores de Matemática: uma aproximação entre Universidade e Escola Básica
Por: Marcos Antônio Petrucci de Assis e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

Uma investigação sobre o conhecimento da álgebra e a Resolução de Problemas em anais de dois eventos
Por: Beatriz Rodrigues de Almeida e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

O estudo de aula como mecanismo didático em Residência Pedagógica
Por: João Marcos Almeida Ferreira, José Emanuel Barbosa Alves, Mariana Almeida Ferreira e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

Prática no Ensino de Matemática: resolução e exploração de um problema com o Cálculo Diferencial
Por: Diego Jonathan Bezerra Silva e Roger Huanca
Baixar artigo em pdf

A álgebra e o seu ensino na atualidade: uma pesquisa do encantamento à aprendizagem
Por: Beatriz Rodrigues de Almeida e Roger Huanca
Baixar artigo em pdf

Modelagem Matemática: possibilidades para o ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral
Por: Roger Huanca e Marta Beatriz Marinho de Melo
Baixar artigo em pdf

Saberes das rendeiras de Monteiro: um estudo no processo de ensino-aprendizagem de Geometria através da Etnomatemática
Por: Roger Huanca e Caroline da Silva Melo
Baixar artigo em pdf

A Formação do Professor de Matemática: análise de uma experiência vivenciada por professores da cidade de Cajazeiras/PB
Por: Marcos Antônio Petrucci de Assis, Rosângela Pereira de Oliveira e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

O Cálculo envolvendo Funções de Várias Variáveis: uma proposta de Ensino
Por: Izaias Nário da Silva e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

O problema do sitiante que relaciona o Cálculo com o conteúdo do Ensino Básico
Por: Diego Jonhathan Bezerra Silva e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

2018


Grupo de Estudos e Resolução de Problemas: Potencialidades para Formação Continuada de Professores de Matemática
Por: Roger Ruben Huaman Huanca e Marcos Antônio Petrucci de Assis
Baixar artigo em pdf

O Ensino e a Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas na Sala de Aula: por quê?
Por: Roger Huanca e Beatriz Rodrigues de Almeida
Baixar artigo em pdf

O problema do balão: uma experiência na Formação Inicial de Professores de Matemática
Por: Beatriz Rodrigues de Almeida
Baixar artigo em pdf

2017


A Formação Inicial do Professor: uma proposta no Ensino de Estatística e Probabilidade
Por: Patrícia Melo Rocha e Roger Huanca
Baixar artigo em pdf

A Resolução de Problemas como Estratégia para Desenvolver a Criatividade, envolvendo um problema de Conjuntos
Por: Beatriz Rodrigues de Almeida e Roger Huanca
Baixar artigo em pdf

2016


A Formação Continuada do Professor de Matemática: explorando possibilidades através de Resolução de Problemas
Por Marcos Petrucci e Roger Huanca
Baixar artigo em pdf

2015


O Ensino de Estatística na Formação Inicial do Professor utilizando a Metodologia Resolução de Problemas
Por: Patrícia Melo Rocha e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

Modelagem Matemática e Experimentação em Geometria
Por: Thâmara Chaves Brasil e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

O Tangram como estratégia para desenvolver a Criatividade nas Aulas de Matemática
Por: Janayna Estandeslau da Silva e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

Possibilidades de Ensino-Aprendizagem de Matemática a partir do conceito de Criptografia
Por: Paula Maria Gomes da Silva e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

2014


Uma Revolução no campo da Formação de Professores de Matemática
Por: Roger Huanca e Lourdes de la Rosa Onuchic
Baixar artigo em pdf

O Ensino-Aprendizagem das expressões algébricas através da Resolução de Problemas e do Algeplan
Por: Patrícia Melo Rocha e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

A Modelagem Matemática no Contexto Social: uma proposta de ensino-aprendizagem da Matemática a partir de Modelos
Por: Rônero Márcio Cordeiro Domingos e Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

Conteúdo do Ensino Médio através da Resolução de Problemas: Abordagens por meio da Modelização Matemática
Por: Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

Ensino-Aprendizagem das razões trigonométricas numa abordagem da Resolução de Problemas como Metodologia e promovendo reflexões sobre a utilização de um teodolito ‘modelo caseiro’
Por: Roger Ruben Huaman Huanca e Izailma Nunes de Lima
Baixar artigo em pdf

O Ensino e Aprendizagem de Números e Operações a partir da Resolução de Problemas e a Representação Concreta
Por: Patrícia Melo Rocha e Roger Ruben Huaman Huanca
Baixar artigo em pdf

GTERP – UNESP

Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista
Por: Luiz Carlos Leal Junior e Lourdes de la Rosa Onuchic
Baixar artigo em pdf

A Resolução de Problemas na Educação Matemática: onde estamos? e para onde iremos?
Por: Lourdes de la Rosa Onuchic
Baixar artigo em pdf

Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas
Por: Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato
Baixar artigo em pdf

Interfaces entre as Tecnologias Digitais e a Resolução de Problemas na perspectiva da Educação Matemática
Por: Adriana Richit
Baixar artigo em pdf

Internacionais

Resolver Problemas – Criando Soluções, Vendo
Por: Isabel Vale e Tereza Pimentel
Baixar artigo em pdf

Formulación de Problemas – Avances y Desafíos en la Educación Matemática
Por: Uldarico Malaspina Jurado
Baixar artigo em pdf

The LieCal Project and Its Investigation of Problem-Solving Strategies as a Measure of Longitudinal Curricular Effects on Students’ Learning
Por: Jinfa Cai, Steven Silber, Stephen Hwang, Bikai Nie, John C. Moyer e Ning Wang
Baixar artigo em pdf